sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Brasil vai apoiar reorganização das Forças Armadas da Guiné Bissau

O anúncio foi feito pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante almoço em homenagem ao presidente da Guiné Bissau.

Lula reafirma apoio à Guiné Bissau

Brasília - O Brasil vai enviar uma missão técnica militar à Guiné Bissau para apoiar a reorganização das Forças Armadas guineenses. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante almoço oferecido ao chefe de Estado da Guiné Bissau, Malam Bacai Sanhá, no Palácio do Itamaraty.


Lula disse ainda que Brasil e Guiné-Bissau devem trabalhar juntos para que os dois países possam crescer. Entre as ações realizados pelo dois países, Lula destacou o treinamento de estudantes guineenses pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com Lula, 150 estudantes de Guiné já estão no mercado de trabalho e 1,2 mil já fizeram cursos no Senai.

O presidente brasileiro anunciou, na ocasião, que em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil vai enviar uma missão técnica militar para reorganizar as Forças Armadas de Guiné. “Isso contribuirá para treinamento das tropas guineenses ajudando a transformá-las em agentes da paz e de transformação nacional”, afirmou Lula.

Ele disse ainda que a missão militar brasileira irá contribuir para treinar as Forças Armadas do país africano a realizar obras de engenharia como a construção de pontes e de cisternas.

 
O presidente de Guiné-Bissau destacou a atuação de Lula em iniciativas contra a pobreza e a desigualdade em todo o mundo e a cooperação entre os países do Sul. “É urgente reforçar nossa cooperação no plano bilateral e no plano Sul-Sul como forma de podermos minimizar os reflexos da crise financeira internacional que tem provocado efeitos negativos na segurança alimentar e nutricional dos grupos mais vulneráveis”, afirmou Sanha
Sanha disse ainda que espera ver empresas brasileiras investindo na Guiné-Bissau em breve e aposta na construção de parcerias.
Os dois presidentes também assinaram acordos de cooperação técnica nas áreas das pescas e da saúde, entre outros atos. As informações são da ABr

Sem comentários:

Enviar um comentário