sábado, 21 de agosto de 2010

Governo de Guiné Bissau advogam por esclarecer assassinatos (Prensa Latina)

Bissau, 20 ago (Prensa Latina) O presidente de Guiné Bissau, Malam Bacai Sanhá, ratificou hoje nesta capital que seu governo esclarecerá os assassinatos do dirigente do país ocorridos em 2009, como parte da política do Estado.

  Frente a familiares e amigos de líderes mortos, o mandatário manifestou que desde a última campanha eleitoral prometeu que a justiça dará com os responsáveis por esses crimes.


Bacai Sanhá jurou seu cargo como novo presidente da Guiné Bissau em setembro de 2009, depois de ser eleito com um 63,31 por cento dos votos.


Entre os políticos e militares assassinados que já faz um ano encontram-se o ex presidente João Bernardo Nino Vieira; o ex Chefe das Forças Armadas, general Tagmé Na Wai; e os ex deputados Hélder Proença e Baciro Dabó.


Até o momento, ninguém tem sido acusado por instigar ou participar nos sangrentos fatos, que contribuíram, junto a um levantamento de militares, à desestabilização deste país africano, coincidem diversas fontes.

O ex secretário de Estado para a Cooperação Internacional, Roberto Cacheu, representante de familiares dos líderes assassinados, expressou que existe preocupação pela demora nas indagações em relação com os implicados nos violentos fatos.

Diversos setores defendem por conseguir a unidade e a reconciliação para propiciar o desenvolvimento econômico e social desta instável nação do oeste africano, que conseguiu sua independência de Portugal em 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário