sábado, 21 de agosto de 2010

Cidadãos elogiam reunião para superarem os conflitos

20100821155150cidade Políticos, religiosos e militares guineenses elogiaram, na quinta-feira, em Bissau, a realização da conferência que vai investigar as causas de conflitos no país.  Além disso, prometeram contribuir para o surgimento de pistas e estratégias para acabar com a divisão na Guiné-Bissau.
O Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior, o antigo Presidente de Transição, Henrique Rosa, o bispo de Bissau, D. José Camnaté Na Bissign, o representante dos imãs da Guiné-Bissau, Mamadu Cissé, e o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general António Indjai, foram unânimes em considerar benéfica para o país a iniciativa do Parlamento.
O Primeiro-Ministro pediu que as discussões na conferência sejam “frontais e sinceras, de forma a analisarem-se friamente as causas dos conflitos que têm conduzido o país para uma situação de precariedade grave”.
Henrique Rosa afirmou que a iniciativa é boa porque vai permitir que os guineenses questionem os motivos pelos quais não se entendem e “têm vivido em sobressalto desde a independência do país”.“A iniciativa é boa, cria expectativas, esperamos que, de facto, todas as intenções se concretizem”, referiu, lembrando:“A Guiné-Bissau, desde a independência, tem vivido em sobressalto, mas, como dizia o nosso Presidente, chegou a hora de nos entendermos”.
D. Camnaté Na Bissgn e Mamadu Cissé consideraram a iniciativa uma oportunidade para procurar a verdade no país e prometeram apoio total para o êxito da conferência.
O general António Indjai, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, afirmou que os militares guineenses “já sentem vergonha” pela situação na Guiné-Bissau, pelo que “vão tomar parte activa na conferência”.
“Penso que esta conferência vai ser um marco histórico no nosso país. Os militares estão dispostos a colaborar com o povo, com a justiça, com todos, para que o nosso país possa caminhar para o desenvolvimento”, afirmou António Indjai, que se fazia acompanhar dos chefes dos três ramos das Forças Armadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário