terça-feira, 17 de agosto de 2010

PR Senegalês Abdoulaye Wad oferece 100 toneladas de açúcar ao homólogo guineense

e1756d1f88 Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, recebeu hoje (terça-feira) 100 toneladas de açúcar oferecidas pelo seu homólogo senegalês, Abdoulaye Wade, devido à escassez do produto em Bissau. 

O açúcar do Presidente Wade destinado ao seu homólogo guineense foi entregue pelo embaixador do Senegal na Guiné-Bissau, Mamadu Niang, e foi recebido pelo secretário-geral da presidência, Mamadu Serifo Jaquité. 

Segundo Jaquité, o açúcar destina-se a ajudar os fiéis muçulmanos, que estão observar o jejum (Ramadão), numa altura em que há uma escassez enorme do produto no mercado guineense. 

Em situação normal, o açúcar é vendido a 15 francos CFA o saco de 50 quilogramas, mas devido à escassez há comerciantes que estão a vender o produto ao dobro do preço.

Nos últimos dias não houve açúcar à venda em Bissau. 

"O Presidente Malam Bacai Sanhá agradece este gesto do seu homólogo e irmão do Senegal. Este açúcar vai ser distribuído pela comunidade islâmica", disse o secretário-geral da presidência guineense. 

O açúcar é dos produtos mais procurados e consumidos durante o período dos muçulmanos guineenses, já que entra na confecção do 'moni' (uma espécie de sopa doce feita com farinha de milho ou arroz) que é utilizado na hora de quebrar o jejum. O produto é também procurado porque faz parte das coisas que se podem oferecer a um muçulmano durante o mês do Ramadão. 

Normalmente durante o período do Ramadão é frequente a inflação dos produtos de primeira necessidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário