quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ministério da Saúde incentiva mães a amamentar para reduzir mortalidade infantil

Bissau  - O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau iniciou uma campanha de sensibilização para levar as mães a darem o peito de forma exclusiva aos bebés até seis meses, como forma de reduzir a mortalidade infantil no país, anunciou hoje (quinta-feira) a Lusa, que cita  fonte desta instituição. 

Segundo o director geral da prevenção e promoção da Saúde Publica guineense, Umaru Bá, a campanha foi lançada este ano no sector de Bambadinca (centro), mas durante um mês, vai atingir todo o país, levando mensagens de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno
exclusivo. 

De acordo com este responsável, os dados atualmente existentes no país "são preocupantes", uma vez que apenas 28 por cento das mães guineenses dão peito de forma exclusiva às suas crianças até os seis meses de idade.

"É uma taxa muito tímida. Esse número é muito pouco, pelo número de crianças que nascem no nosso país e pela disponibilidade de leite maternal", indicou Umaru Bá, frisando, que, apesar dessa realidade, nos últimos anos o país conseguiu subir a taxa de 10 para 28 por cento. 

O director geral para a prevenção e promoção da Saúde, apontou a falta de conhecimento e os preconceitos como principais factores que inibem as mulheres a dar peito de forma exclusiva às suas crianças. 

Umaru Bá disse que a situação "é tão complicada" quando se vê o número de crianças que morrem na Guiné-Bissau antes de completar cinco anos: 238 por cada mil nados/vivos.  

"O aleitamento materno exclusivo de criança até aos seis meses pode reduzir até dez vezes a probabilidade da mortalidade infantil. É isso que pretendemos fazer compreender as mulheres do nosso país, através desta campanha agora lançada", assinalou Umaru Bá. 

Nos próximos anos, é intenção do Ministério da Saúde reduzir em três quartos a mortalidade materna e mortalidade infantil em dois terços, por isso tem em marcha uma série de estratégias, frisou o director geral para a prevenção e promoção da Saúde. 

1 comentário:

  1. Olá!

    Tenho visitado o seu blog com bastante frequência e vejo que tem feito um optimo trabalho! Parabéns!

    Iniciei um blog e gostaria que desse uma olhada ... madeinbissau.blogspot.com

    Já sigo o seu blog, e se achar que vale a pena, siga o meu também.

    Abraços,
    Aissa

    ResponderEliminar