quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Enviados especiais estão em reunião na cidade do Cairo

0,b804de7f-2286-4b56-85a0-4d9578c2be7a O enviado especial da União Africana para a Guiné-Bissau, o angolano Sebastião Isata, participa, a partir de hoje, no Egipto, numa reunião, de três dias, com outros enviados da UA, sobre questões da paz, segurança e estabilidade no continente.
O encontro, orientado pelo presidente da organização, o Chefe de Estado do Malawi, Bingu wa Mutharika, é resultado das decisões saídas da última Cimeira dos Chefes de Estado da União Africana, realizada em Kampala, durante as quais foram analisados os conflitos na Somália, Darfur, Madagáscar e assuntos de outros Estados em crise.
A reunião conta com a presença do presidente da Comissão da União Africana, o Chefe de Estado do Gabão, Jean Ping. 
Sebastião Isata disse, ontem, à imprensa, momentos antes de partir para o Cairo, que participam na reunião representantes especiais das Nações Unidas e académicos convidados a dissertar sobre alguns temas. "Não levo nenhuma comunicação especial, mas vou trabalhar com base na agenda configurada para o encontro", afirmou.
Sebastião Isata evitou falar sobre a situação da Guiné-Bissau:  "Neste momento não posso pronunciar-me sobre o assunto porque todas as orientações vão sair do encontro".
A reunião de Cairo vai abordar temas relacionados com as zonas de conflitos no continente, designadamente Grandes Lagos, Sudão, Guiné-Bissau e Somália.
"É evidente que todas estas acções têm como finalidade a consolidação da paz, segurança, estabilidade, democracia pluralista e constitucional na Guiné-Bissau e noutros pontos do nosso continente", salientou.

Sem comentários:

Enviar um comentário