sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Apoiar e construir a educação na Guiné-Bissau

Responsáveis da Promundo, associação juvenil de Coimbra, acompanham projectos no terreno. Na bagagem levaram medicamentos e material escolar

«Toca-nos apoiar e construir a educação na Guiné, desta vez mesmo a sério, também colocando pedra sobre pedra», escreve Fernando Castro, no site da associação, a partir da Guiné-Bissau. Uma primeira semana recheada de encontros. «Entregámos os medicamentos na Missão Católica de Cumura, mantida pelos Franciscanos e visitámos o hospital, que é uma jóia valiosa neste país. Impacta pelas situações de Lepra na nossa época e a de jovens com 16 anos ainda a morrer de tuberculose por não seguirem o tratamento para não falar do número de jovens com Sida», assinala o professor. A Promundo já tem em mente um projecto que deverá envolver toda a Faculdade de Medicina de Coimbra.
Ainda em Cumura, a associação nascida há pouco mais de um ano no seio da Escola Secundária de Avelar Brotero, pretende construir um centro juvenil. Para angariar fundos está em curso a campanha de recolha dos 800 euros necessários para a construção, compra de materiais e manutenção. Durante esta viagem será entregue um computador e um projector à Plataforma de Sinergia Associativa de Cumura para este futuro centro.
À associação guineense, o grupo de três portugueses entregará materiais para a recolha do lixo da cidade. 200 euros chegaram para comprar os carrinhos de mão e as pás que irão permitir a limpeza das ruas e o melhor ordenamento dos espaços verdes públicos. Durante a estadia na Guiné-Bissau visitam, pela segunda vez, a ilha de Soga. Ali entregarão bens recolhidos e uma verba de quatro mil euros (fruto de uma campanha de uma escola da Figueira da Foz) que servirá para fornecer roupa, sapatos e material escolar a 116 crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário