quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Brasil entrega ao PAM 90 mil toneladas de alimentos para crianças

Bissau - A embaixada do Brasil na Guiné-Bissau entregou hoje (quarta-feira) ao Programa Alimentar Mundial (PAM) 90 mil toneladas de alimentos para crianças em idade escolar, disse o representante daquele organismo internacional, Pedro Figueiredo. 

Segundo Pedro Figueiredo, o donativo, constituído por farinha de milho e soja enriquecida, está orçado em cerca de 100 mil dólares e vai ajudar a alimentar pelo menos 30 mil crianças durante um mês. 

"Esta ajuda alimentar servirá como incentivo, para que os pais enviem os filhos à escola (...), sobretudo as raparigas", deverá contribuir também para a diminuição da taxa de abandono escolar, referiu o responsável do PAM, na cerimónia de recepção formal do donativo. 

A ajuda brasileira destina-se ao programa Cantina Escolar que o PAM coordena, e que permite ao governo guineense dar alimentos às crianças, motivando-as, desta forma a frequentarem a escola. 

De acordo com o representante do PAM, esta organização internacional fornece atualmente ajuda alimentar a 122 mil alunos do ensino básico, dispersos por cerca de 800 escolas da Guiné-Bissau. 

Além da baixa frequência escolar, sobretudo, nas comunidades rurais guineenses, as crianças tendem a faltar às aulas durante o período da comercialização da castanha de caju (principal produto de exportação do país), na época da campanha agrícola. 

Nos últimos anos, e com ajuda do programa Cantina Escolar, o PAM, a Unicef e o governo guineense estão a conseguir reduzir a taxa de insucesso escolar das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário