quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ONU disponível para dar "total apoio" à missão de estabilização na Guiné-Bissau

0000047036 
O representante do secretário geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, manifestou hoje a disponibilidade da ONU para dar “total apoio” às autoridades guineenses e outras organizações internacionais para uma missão de estabilização no país.
Num comunicado à imprensa enviado à agência Lusa, Joseph Mutaboba expressa a “disponibilidade da ONU em dar o seu total apoio aos esforços das autoridades da Guiné-Bissau e de outros atores nacionais, em estreita colaboração com parceiros como a CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental], a União Africana, a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e a União Europeia, com vista à consolidação de uma estabilidade duradoura no país e na sub-região”.
“O representante especial do secretário geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau espera manter consultas com as autoridades da Guiné-Bissau e da região sobre este assunto”.
No domingo, as autoridades civis e militares guineenses concordaram, em reunião do Conselho de Defesa Nacional liderada pelo presidente Malam Bacai Sanhá, com a ida de uma força de estabilização para o país.
No comunicado à imprensa, Joseph Mutaboba refere também que “toma nota da intenção do Conselho Nacional de Defesa da Guiné-Bissau (…) de considerar o princípio de uma missão de estabilização na Guiné-Bissau”.
“O representante especial nota que esta intenção enquadra-se no espírito da Declaração Presidencial do Conselho de Segurança de 22 de julho, que convidou o Governo da Guiné-Bissau e a comunidade internacional a cooperarem plenamente com a CEDEAO, com vista ao estabelecimento de um mecanismo para garantir a segurança das instituições de Estado na Guiné-Bissau”, acrescenta o documento.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários:

Enviar um comentário