terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cabo Verde defende papel de Angola na Guiné-Bissau

Luanda, Angola (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, advogou, segunda-feira à noite em Luanda, que Angola, enquanto presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), terá um papel fundamental na estabilização e na consolidação da paz na Guiné-Bissau.


"Com a assunção da presidência da CPLP, Angola terá um papel fundamental na estabilização da Guiné Bissau, na consolidação da paz e no lançamento dos alicerces para o desenvolvimento deste país que há algum tempo é membro da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental)", disse o chefe do Executivo cabo-verdiano após o seu desembarque em Luanda para uma visita oficial de dois dias.


Defendeu que este é motivo suficiente para "acompanhar os eixos estratégicos da presidência angolana da CPLP sem descurar o contributo fundamental prestado na pacificação da região dos Grandes Lagos, na RD Congo e um pouco a nível do continente africano".


José Maria Neves afirmou que durante a sua visita aproveitará reforçar as relações de amizade e de fraternidade existentes entre os dois Estados, sobretudo nos sectores fundamentais, como o dos combustíveis.


"A presença de Angola é imprescindível em Cabo Verde, não só através da Empresa Nacional de Combustíveis de Cabo Verde (ENACOL), mas também através da Sonangol", sublinhou.

Durante a sua estada, o primeiro-ministro cabo-verdiano prevê pesquisar novos domínios de cooperação como os setores turístico, agrícola e pesqueiro, bem como desenvolver a cooperação já existente no domínio financeiro, no qual se destaca a presença do Banco Africano de Investimento (BAI), instituição bancária de direito angolano, em Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário