quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lisboa recebe semana cultural da lusofonia


A terceira Semana Cultural da CPLP começa amanhã na capital portuguesa, um dia depois do arranque da 80ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

Lisboa - A capital portuguesa viverá nos próximos dias um ambiente cultural mais intenso do que o habitual. Se hoje começa a 80ª edição da Feira do Livro de Lisboa, amanhã a cidade dá início à terceira edição da Semana Cultural da CPLP. A lusofonia será comemorada com cinema, literatura, artes plásticas, dança e gastronomia.

De 30 de abril a 9 de maio Lisboa acolherá representantes de toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O lançamento acontece esta quinta-feira no Palácio Foz, com uma recepção acompanhada de um recital de poesia pela artista Elsa Noronha.

No âmbito da Semana Cultural da CPLP vai realizar-se um programa denominado "CPLP nas Escolas", nos dias 3, 4,6 e 7 de maio, para dar a conhecer às crianças esta entidade, que agrega oito países unidos por uma mesma língua.

A semana de 10 dias de actividades inclui uma exposição de artes plásticas e fotografia, com trabalhos de Marta Ferreira (Portugal), Paulo Lima (Cabo Verde), Samuel Vicente (Angola), Renato Rodyner (Brasil), Manuela Jardim (Guiné Bissau), Lívio de Morais (Moçambique), Ismael Sequeira (S. Tomé e Príncipe) e Abel Júpiter (Timor-Leste).

No âmbito da Semana Cultural da CPLP, realiza-se de 4 a 9 de maio no Cinema São Jorge, a primeira edição do "FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa". O programa contará com a apresentação de documentários, curtas e longas-metragens. No decorrer da programação do FESTin serão realizados ainda workshops com o realizador de documentários da TV Globo, TV Futura e Cultura do Rio de Janeiro, Claufe Rodrigues.

O Dia da Língua Portuguesa terá lugar no dia 5 de maio e merecerá uma sessão comemorativa na Assembleia da República, local onde se irá igualmente realizar um debate sobre o futuro da língua.

A Semana Cultural da CPLP será ainda motivo para o lançamento de um selo comemorativo CPLP, bem como para o Festival de Dança e Música da CPLP, com artistas convidados dos oito Estados-membros.

Na vertente de dança haverá apresentações dos grupos Afrolatin Connection (Portugal), Allatantou Dance Company (Guiné-Bissau), CIA Art Brasil (Brasil), Kilandukilu (Angola), Kua Téla (São Tomé e Principe), Malimba Tradicional (Moçambique) e Bei Gua (Timor Leste).

A componente musical incluirá artistas como Ancha Cuchicaio (Moçambique), Guto Pires (Guiné-Bissau), Tito Paris (Cabo Verde), Joana Melo (Portugal), Raspa de Tacho (Brasil), Quarteto Musical Timorense (Timor-Leste) e Irmãos Verdades (Angola).

Sem comentários:

Enviar um comentário