quinta-feira, 22 de abril de 2010

Situação na Guiné-Bissau está estável

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, considerou hoje que a situação na Guiné-Bissau está "estável", mas sublinhou que a crise não está resolvida. Sobre a mesma questão, O Governo de Cabo Verde defendeu também hoje ter chegado a altura de “acabar, de vez, com o cancro” na Guiné-Bissau, acusando os militares de se envolverem na política de um Estado democrático.


"A situação está estabilizada, mas não está resolvida a crise que foi aberta", disse o ministro aos jornalistas à margem da iniciativa "Os Dias do Desenvolvimento", que hoje começaram em Lisboa.

Luís Amado afirmou que Portugal está a "acompanhar a situação com as autoridades guineenses", que estão a "fazer um esforço muito grande para garantir as condições de estabilidade necessárias para o desenvolvimento e para recuperação económica do país".

Referindo-se à "instabilidade" que aquele país atravessou na última década, o chefe da diplomacia disse estar "preocupado pela forma como a situação se tem vindo a desenvolver".

Questionado sobre a viagem que vai fazer à Guiné-Bissau com um grupo de empresários portugueses, o ministro garantiu que se mantém, mas ainda não tem uma data.

"As orientações que assumimos aquando da visita do Presidente da República da Guiné-Bissau a Portugal serão implementadas, mas é preciso que se clarifique a situação interna" do país, afirmou.

No dia 1 de Abril, a Guiné-Bissau voltou a ser palco de uma crise interna quando uma intervenção militar conduziu à detenção do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e do CEMGFA, tenente-general Zamora Induta. O primeiro ministro foi libertado pouco depois, mas Zamora Induta está detido numa base militar em Mansoa, no sul do país.

Entretanto, o departamento Federal do Tesouro dos EUA cancelou os bens do general Ibraima Papa Camará, chefe do Estado-Maior da Força Aérea guineense, e do contra-almirante Bubo Na Tchuto, ex-Chefe da Armada, por alegadamente os dois estarem envolvidos no tráfico de droga.

Sem comentários:

Enviar um comentário