terça-feira, 12 de abril de 2011

Guiné-Bissau regista aumento do preço dos transportes

Bissau - Os preços de transportes mistos, incluíndo táxis e os Transportes Urbanos de Bissau, registaram um aumento de mais de 11% nas suas tarifas em todo o território nacional.

A medida deveu-se à subida do preço do crude no mercado internacional, o que internamente provocou a subida do preço do combustível a nível nacional por duas vezes, só em 2011.


A título de exemplo, o preço do Transporte Misto (Trans Minsto), que faz a ligação entre Bissau e a cidade de Buba, no sul do país, passa de 2 mil F.cfa (cerca de 0,18 euros)para 3 mil F.cfa (cerca de 0,27 euros) e para a viagem entre Bissau e a cidade de Catio, o valor subiu de 3 mil F.cfa para 4 mil F.cfa (cerca de 0,36 euros).


Ao nível da capital, o preço de uma distância mínima de taxa que era do 200 F.cfa (0,01 euros), subiu para uma média de 250 F.cfa (0,02 euros). Em relação aos Transportes Urbanos de Bissau,

chamados «Toca Toca», um passageiro que quer fazer uma viagem neste transporte, é obrigado doravante a pagar 50 F.cfa, quando antes pagava 100 F.cfa.


Segundo o director-geral de Viação e Transporte Terrestre, Hélder Romano Cruz Vieira, a medida prende-se com as subidas de preços de combustível no mercado Internacional. De acordo com o responsável, desde finais de 2009 que vem sendo registado o aumento de preço de combustível a nível interno sem que no entanto houvesse qualquer alteração das tabelas de preços de transportes na Guiné-Bissau.


Sumba Nansil

1 comentário:

  1. Que blog fantástico para quem ama Guiné-Bisaau!!! Parabéns!!!
    Visitem também este blog português relacionado com a aviação e a Fotografia Aérea de Portugal:
    A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal
    Obrigado

    ResponderEliminar