sexta-feira, 29 de abril de 2011

Angola ajuda no processo de reforma da Defesa e Segurança

Bissau – Um navio militar angolano chegou esta quarta-feira, ao porto de Bissau, com materiais para iniciar o processo de reforma das Forças Armadas na Guiné-Bissau, disse à agência Lusa uma fonte do Exército guineense.

De acordo com a fonte, o navio trouxe «muita coisa», destacando-se 12 camiões da marca Mercedes, 55 tambores de óleo lubrificante, uma viatura todo-o-terreno de marca Land Cruiser, vários contentores de comida e material de construção civil.


O responsável pela aérea operacional das Forças Armadas Angolanas, Jorge Barros, assinalou, em declarações aos jornalistas, que o navio trouxe equipamento e alimentos para a Missang (Missão Angolana de Reforma na Guiné-Bissau) e material que o Eexército angolano ofereceu ao seu homólogo guineense, não especificando de que material se trata.


«Está já instalada a Missão Angolana na Guiné-Bissau, este navio trouxe basicamente meios para dar corpo a esta missão e alguns

 

meios para as Forças Armadas da Guiné-Bissau», referiu Jorge Barros, que apresentou os equipamentos ao chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, o general António Indjai.
Segundo fonte do Estado-Maior guineense, com a chegada dos equipamentos doados por Angola, bem como os meios postos à disposição da Missang, estão reunidas as condições para o início da reforma das Forças Armadas, nomeadamente a fase de reparação das casernas militares. O Estado-Maior das Forças Armadas guineense pretende iniciar a reparação das casernas, em avançado estado de degradação, antes das chuvas que devem começar a cair em meados do mês de Maio.


Angola colocou à disposição do Governo da Guiné-Bissau 30 milhões de dólares para apoiar a reforma no sector da Defesa e Segurança, sendo que 23 milhões se destinam ao sector militar e o restante à reestruturação da polícia. Uma equipa de pouco mais de 100 homens encontra-se em Bissau para executar as reformas, que passarão essencialmente pela reparação das casernas, equipamento e formação dos novos recrutas.

Sem comentários:

Enviar um comentário