quinta-feira, 21 de abril de 2011

O bom senso prevaleceu «Governo recua na decisão de suspender jornal Última Hora»

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau recuou na sua decisão de suspender o jornal Última Hora e apelou os órgãos de comunicação social do país a adequarem a sua linha editorial "aos superiores interesses" da Nação guineense, noticiou hoje (quarta-feira) a LUSA.

A informação foi transmitida aos jornalistas pela ministra da Comunicação Social e porta-voz do Governo, Adiatu Nandigna, numa conferência de imprensa.

"Em nome do Governo e em meu nome pessoal, lanço um vibrante apelo aos órgãos de comunicação social e particularmente ao jornal Última Hora no sentido de adequarem a sua linha editorial aos superiores interesses" da Guiné-Bissau.

O não acatamento obrigará "o Executivo fazer uso das suas prerrogativas legais para cancelar definitivamente as licenças" entretanto concedidas, disse Adiatu Nandigna.

A ministra que também tutela a pasta do Conselho de Ministros lembrou que o caso foi objecto de análise a nível do Governo e do Conselho da Comunicação Social e ainda a nível do Sindicato dos Jornalistas guineenses.

Adiatu Nandigna enumerou para os jornalistas presentes na conferência de imprensa um conjunto de artigos que na opinião do Governo o jornal Última Hora noticiou sem respeitar o código deontológico.

Na sua reunião de Conselho de Ministros de sexta-feira, o Governo guineense mandatou a ministra da Comunicação Social a tomar todas as medidas necessárias à suspensão do jornal Última Hora, que acusa de atitudes deliberadas e reiteradas quando publica notícias que colocam em causa a estabilidade do país.

O Governo também considera que o comportamento do jornal dirigido pelo jornalista Atihzar Mendes visa "amesquinhar o desempenho do Executivo".

O Governo citou a forma como o jornal publicou o relatório do departamento de Estado norte-americano, segundo o qual o ex-Presidente guineense, "Nino" Vieira teria sido morto por soldados comandados pelo actual chefe das Forças Armadas, o general António Indjai.

Em reacção ao recuo do Governo, Sabino Santos, chefe de redação do Última Hora, disse à Agência Lusa que ainda está a ser analisado o posicionamento do Executivo, mas logo que seja possível será tornada pública a posição do semanário.

Sabino Santos afirmou que o jornal ainda não recebeu nenhuma notificação do Governo sobre a decisão.

1 comentário:

  1. O que significaria os superiores interesses do povo guineense? serão os inúmeros actos de desgraça que o governo faz e que não ajuda o país nem um bocado? Serão os superiores interesses os interesses dos que estão neste momento a governar apenas? quer dizer, os jornalistas devem por uma mordaça e compactuar com os degenerados interesses dos mandões? Sem falar de que isto é uma tentativa descarada de abafar a verdade, é um atentado à liberdade de expressão. Pois se algum jornalista proferir alguma inverdade, pode e deve ser responsabilizado por isso, agora censurar porque que se quer ouvir o que ele tem para dizer, ou melhor, porque o que ele diz levanta os véus sobre si é pura e simplesmente DITADURA.

    ResponderEliminar