terça-feira, 5 de abril de 2011

EXPEDIÇÃO A GUINÉ-BISSAU - Memórias e Gentes quer madrinhas e padrinhos para os meninos de Varela

Os que vieram por terra, chegaram a Coimbra dia 21. Quem viajou de avião, chegou a Portugal no dia 26. Uma coisa é certa, as 13 pessoas – homens e mulheres – que decidiram partir à aventura e concretizar mais uma expedição humanitária à Guiné-Bissau da Associação Memórias e Gentes chegam «cansados» mas com o coração cheio de bons momentos e especialmente de vontade de, mesmo longe, continuar a ajudar homens, mulheres e crianças que, naquele país pobre, os continuam a receber «de braços abertos», nove anos depois.


As preocupações, este ano, eram muitas, tudo acabou por correr muito bem. A viagem correu sem sobressaltos. «Nem um pneu furámos», garantiu ao Diário de Coimbra José Moreira, presidente da Associação. Nas fronteiras, nomeadamente na do Senegal, a intervenção do ex-embaixador de Portugal, António Montenegro, evitou o pagamento das taxas dos veículos. E, já na Guiné-Bissau, o contentor com 25 toneladas de ajuda humanitária foi desalfandegado antes do Carnaval, que é vivido muito intensamente pelo povo guineense, com uma grande festa que, devido ao álcool, se pode tornar, por vezes, «violenta».


As atenções estiveram, portanto, concentradas na distribuição dos brinquedos, calçado, roupa, livros pela população. Um momento sempre marcante da viagem, como desabafou José Moreira que, de qualquer forma, continua a trazer no coração os 70 meninos e meninas, dos dois aos seis anos, que frequentam a creche apoiada pela associação, na localidade de Varela, onde o grupo concentra a sua actuação.


Aliás, cá em Portugal, a muitos quilómetros de distância daquela localidade, é com eles que a associação está especialmente preocupada. O objectivo em conseguir construir-lhes uma nova creche, com todas as condições, mesmo ao lado da actual. A obra já arrancou mas as necessidades são muitas. Por isso, uma dos momentos mais marcantes desta nona viagem, que se iniciou a 25 de Fevereiro, em Coimbra, foi o dia em que o grupo reuniu as 70 crianças e fez com elas um pequeno recenseamento.
Bastará 12 euros roupa e calçado


«Pedimos nomes, idades, alturas, peso, etnia e tirámos fotos individuais», explicou José Moreira. O objectivo agora é que as imagens e os dados de cada um dos meninos e meninas sejam publicados no Facebook, para que os actuais e futuros amigos da Memórias e Gentes possam ser padrinhos e madrinhas de cada um deles, ajudando (em princípio com 12 euros anuais) na educação, mas também na alimentação destas crianças.


«Juntamente com as fotos serão divulgados outros dados, como a idade e altura, ou tamanho de roupa e calçado de modo a que as madrinhas e padrinhos possam também ajudar a fazer o enxoval de cada um deles», explicou José Moreira, garantindo que este projecto será colocado em prática «muito em breve».


«Será uma grande ajuda», desabafou o dirigente, confiante de que será possível, com muitos padrinhos e madrinhas, garantir o sorriso das 70 crianças que já conquistaram o carinho dos 13 elementos que participaram na expedição e que agora querem conquistar os utilizadores das redes sociais. Para conhecer melhor o projecto, basta aceder ao Facebook e pesquisar “M&Gentes” que, muito brevemente, estes meninos estarão lá para o convidar a ser seu padrinho ou sua madrinha.


Numa viagem cheia de emoções, trabalho também não faltou. Em Varela, para além da obra da creche, o grupo abriu ainda um furo de captação de água potável com bomba manual provisória, deixando todo o material necessário para a instalação de uma bomba submersível, depósitos, material de canalização e gerador para produção de energia, de modo a que nada falte a um povo que tem nas mães – chamadas “mulheres grandes” – os grandes pilares.

Sem comentários:

Enviar um comentário