sábado, 2 de abril de 2011

Mais de metade de cidadãos sem registo de nascimento

Bissau - Pelo menos 60 porcento da população da Guiné-Bissau, estimada em 1,5 milhão de habitantes, vive sem registo civil de nascimento, anunciou em Bissau o director-geral da Identificação Civil, Registos e Notariado do Ministério da Justiça, Arnaldo Mendes.

No entanto, Arnaldo Mendes disse que o mais tardar até 2013 o Governo espera registar 80 porcento das pessoas sem registo civil, a maioria das quais vive nas ilhas Bijagós, concretamente em Bubaque, uma das maiores ilhas do país, e no interior do país.

Arnaldo Mendes criticou a legislação do país em matéria de aquisição de registo ao nascimento, afirmando que a mesma não ajuda a criança a adquirir este documento logo após o nascimento.

“ É a própria lei do país que não ajuda a população a ter registo civil logo após o nascimento da criança”, denunciou o director-geral da Identificação Civil, Registos e Notariado do Ministério da Justiça.

Uma campanha de registo de menores baseado no modelo brasileiro de universalização de registo civil será lançada em Junho próximo na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário