terça-feira, 5 de abril de 2011

Elogiado o empenho de Angola na pacificação da Guiné-Bissau

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reconheceu na quinta-feira, em Lisboa, os esforços de Angola na procura de soluções para a pacificação da Guiné-Bissau, durante a sua 141ª Reunião Ordinária do Comité de Concertação Permanente.
O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que participou na reunião, na qual estiveram embaixadores dos países membros da organização, deu informações sobre a reunião de consulta entre a Guiné-Bissau e a União Europeia (UE), que decorreu na passada quarta-feira, em Bruxelas (Bélgica).
No encontro, o secretário de Estado pormenorizou os passos que Angola tem vindo a dar na procura da pacificação da Guiné-Bissau, desde a última reunião, realizada no passado mês de Janeiro. O encontro de Bruxelas permitiu auscultar a delegação da Guiné-Bissau, chefiada pelo seu Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior, sobre a evolução do processo de reforma do sistema de defesa e segurança, recuperação económica e estabilidade e normalização da vida política e social no país.
Nesse encontro de Bruxelas, Manuel Augusto expressou a sua satisfação pelos resultados saídos da consulta, que permitem o reatamento da cooperação política, técnica e financeira daquele país, cumprindo escrupulosamente os compromissos assumidos pela delegação guineense em relação aos prazos para a conclusão dos inquéritos judiciais aos trágicos acontecimentos ocorridos na Guiné-Bissau.
Durante as consultas, foram ouvidos os países “amigos” da Guiné-Bissau, que enalteceram a atitude do Executivo angolano nos esforços envidados para a pacificação deste país e na reforma do sistema de segurança e defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário