quarta-feira, 6 de abril de 2011

Guiné-Bissau recebe missão técnica militar brasileira

Bissau - Depois da sua recente deslocação ao Brasil na companhia do representante do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, o embaixador brasileiro Jorge Kadry, um balanço da missão.

Em declarações exclusivas , o embaixador brasileiro fez um balanço bastante positivo, no ponto de vista diplomático, daquela que foi a sua missão com o representante do Ban Ki-moon, a Brasília.
Nesta entrevista, o diplomata brasileiro anunciou ainda que algumas das iniciativas do seu Governo com a Guiné-Bissau já estão a ser postas em prática, como é o caso da cedência do Centro de Academia Militar em São-Vicente e o Centro de Formação de Agentes da polícia em João Landim.


Neste sentido, Geraldo Kadry informou que chega na próxima semana uma missão técnica militar brasileira a Bissau, com objectivo de discutir com as autoridades nacionais a forma de funcionamento destes centros.


De acordo com o diplomata brasileiro, a viagem de Mutaboba permitiu também discutir formas de fortalecer a cooperação entre a Guiné-Bissau e o Brasil, «em particular nas áreas de reforma do sector de Segurança, fortalecimento do Estado de direito, combate ao narcotráfico, luta contra a impunidade e garantia da justiça».
Durante esta visita, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, António Patriota, recebeu, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o embaixador Joseph Mutaboba.


Ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, «o Governo brasileiro continua comprometido com a estabilidade e o desenvolvimento da Guiné-Bissau e preside, desde Dezembro de 2007, à presidência da configuração da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas para a Guiné-Bissau».

Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário