sexta-feira, 23 de abril de 2010

Adolescente espancada até à morte por ter recusado casar com homem mais velho


Bissau – Uma adolescente de 15 anos de idade, foi espancada até a morte por se ter recusado a casar com um homem muito mais velho.

A vítima, Tânia Na Ntchongo, residente na povoação de Botche Mendy, na região de Tombali, no sul da Guiné-Bissau, era órfã e viveu toda a sua infância junto da tia em Botche Mendy. Tânia foi espancada em plena cerimónia de casamento, por mulheres que participavam na cerimónia tradicional Balanta, depois de ter escapado à primeira tentativa de se realizar o casamento.

O caso já se encontra no Ministério Público, mas os autores deste homicídio encontram-se em liberdade sem nenhuma justificação, segundo a responsável do Instituto da Mulher e Criança (IMC), Iraceme do Rosario (na foto). A presidente do IMC condenou a situação, tendo advertido que é urgente pôr cobro à situação de violência contra crianças e mulheres.

Espancamentos, casamentos forçados, impedimento pelos pais dos filhos frequentarem a escola, assim como a recusa da prática de actividades religiosas, são entre outros, aspectos que ainda caracterizam a sociedade guineense, com particular destaque na região sul do país.

Outro caso que merece atenção, teve lugar na povoação de Canefaque, na região de Tombali também, e terminou com o fecho de um local onde se praticavam actividades religiosas pela população local, como forma de represália contra a comunidade da Igreja Evangélica em Canefaque, acusada de ser responsável pela fuga de cinco meninas para Bissau, As raparigas fugiram para a capital por não concordarem com o casamento forçado, imposto pelos seus pais.

O assunto é do conhecimento das autoridades regionais e do Governo central, mas no entanto não houve nenhuma iniciativa para pôr cobro à situação. As raparigas têm idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, e neste memento encontram-se em Bissau, a frequentar a escola.

A equipa de reportagem da PNN, deslocou-se ao Bairro de Antula, nos arredores da capital onde se encontram as raparigas e falou com uma delas. Bistande Na Tcharé contou à PNN que foi levada aos dois anos para a vizinha Guiné-Conacri para se casar com um velho mas que, no entanto, voltou a casa dos seus pais em Canefaque, de onde foi para Bissau, para escapar ao casamento pela via da força.

Sorte diferente teve Buan Na Ban-na, um órfão que estudava na quinta classe na Escola do Ensino Básico Elementar de Cawale. Buan Na Ban-na foi espancado pelo seu tio por seguir a igreja como religião. Tupa Nhaá, de 14 anos, que nunca frequentou a escola, foi obrigada pelos seus pais a casar-se em Bissau, com um velho que disse desconhecer. Já Ngueba Nhango, uma adolescente de 13 anos, que estuda na primeira classe em Canefaque, estava prometida a um homem com 60 me poucos anos mas não aceitou a imposição e fugiu para Bissau.

Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário