quinta-feira, 15 de abril de 2010

Biblioteca para a Guiné-Bissau

PÓVOA DE VARZIM (PRESSPOINT) – Sexta-feira, às 21h30, será apresentado, no Diana Bar, o projecto de criação de uma Biblioteca em Ondame, na Guiné-Bissau.
A iniciativa está a ser desenvolvida desde o início do ano pela Fundação João XXIII e conta com o apoio da Câmara da Póvoa de Varzim.
Coube à Biblioteca Municipal da Póvoa colaborar neste projecto desde a sua fundação, contribuindo com informações e sugestões, estabelecendo-se contactos frequentes entre os responsáveis das duas Bibliotecas.
A Biblioteca poveira disponibilizou ainda um catálogo para registo dos livros existentes e alguns posters para decoração do local.
Sobre a origem do plano de criação de uma Biblioteca em Ondame, Cláudia Martins informou que “em Janeiro de 2010 partiu mais um grupo de 12 pessoas, para Ondame (situada a cerca de 60 km da capital), com o intuito de dar seguimento aos projectos existentes (Clínica e Maternidade Bom Samaritano, e Rádio Ndjerapaco) e criar uma Biblioteca, visto não existir nenhuma na região.
Para este novo projecto foi disponibilizado um local, que depois de alguns anos a servir como armazém, renasceu com mais vida, mais luz e mais dinamismo.
Para tal foi necessário reparar o telhado, rebocar e pintar as paredes, limpar e construir prateleiras, para finalmente se poder instalar os livros previamente catalogados, registados e etiquetados”.
A Fundação João XXIII, instituição do patriarcado de Lisboa situada na região do Oeste, desenvolve, desde 1990, projectos de solidariedade na Guiné-Bissau, um país com inúmeras carências sociais, nomeadamente ao nível da Educação e da Saúde.

1 comentário:

  1. Caro Jobapica,

    Você conheceria por gentileza. algum contato com o projeto da biblioteca em Ondame?

    Muito obrigado pela atenção!

    Att.,

    Robson Arrighi

    ResponderEliminar