terça-feira, 6 de abril de 2010

Presidente e partidos tentam encontrar solução para crise militar na Guiné-Bissau


As autoridades da Guiné-Bissau continuaram esta segunda-feira as reuniões para tentar encontrar uma solução para o fim da crise criada pela intervenção militar de quinta feira, que culminou com a detenção do chefe das Forças Armadas, Zamora Induta

O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, reuniu-se hoje com representantes dos cinco partidos com assento parlamentar, que defenderam a reposição da ordem constitucional embora o Partido de Renovação Social (PRS) de Kumba Ialá, se tenha distanciado no que respeita à continuação do chefe do Governo no cargo.

Numa posição totalmente diferente e de acordo com o que tem vindo a afirmar nos últimos meses, o PRS pediu a saída do primeiro ministro, Carlos Gomes Júnior, por ser o "foco de instabilidade no país".

No entanto, essa possibilidade, segundo o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), nem sequer foi abordado no encontro com Malam Bacai Sanhá.

O chefe do Governo afirmou num encontro com mulheres militantes do PAIGC que quando os seus apoiantes entenderem que não está a governar bem ou que é um fator de instabilidade será o primeiro a sair do cargo.

Sem comentários:

Enviar um comentário