sexta-feira, 2 de abril de 2010

Detido o chefe da contra-inteligência militar

O coronel Samba Djaló, director da Divisão de Informação e Segurança Militar (contra-inteligência militar), é um dos oficiais ontem detidos pelos militares revoltosos da Guiné-Bissau, anunciou a Lusa.

Djaló, também director-adjunto dos Serviços de Informação de Estado do Ministério do Interior, teria sido detido por no fim de Novembro de 2009 ter divulgado à imprensa um documento secreto que alertava para os riscos de instabilidade no país, devido a alegadas movimentações internas para a convocação de um congresso extraordinário do PAIGC que afastasse da liderança deste partido o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

Em consonância com o que então se dizia nesse documento, o primeiro-ministro e líder do partido maioritário foi ontem uma das primeiras pessoas a ser detidas mal o contra-almirante Bubo Na Tchuto saiu das instalações das Nações Unidas onde se encontrava refugiado e começou a colaborar com os revoltosos, que tinham à sua frente o vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general António Indjai.

Algum tempo depois, Carlos Gomes Júnior ainda conseguiu regressar ao seu gabinete, mas por pouco tempo. E daí seguiu para casa, onde permanece sob controlo dos militares que obedecem a Bubo Na Tchuto e a António Indjai.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou hoje um apelo para que a ordem das instituições seja reposta na Guiné-Bissau e para que se restabeleça um Estado de Direito.

De igual modo a responsável pela política externa da União Europeia, Catherine Ashton, pediu o “fim imediato dos comportamentos irresponsáveis”. E um dos comportamentos mais irresponsáveis de todos teria sido ontem o de Indjai, quando ameaçou matar Carlos Gomes Júnior se muita gente não deixasse de andar nas ruas de Bissau a manifestar-se solidária com o primeiro-ministro.

Em consequência de mais esta intervenção de militares na vida guineense, o Fundo Monetário Internacional adiou a aprovação do seu programa de ajuda ao país, que é um dos seis mais pobres do mundo, segundo os dados da CIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário