sexta-feira, 2 de abril de 2010

Secretário-geral da ONU apela à manutenção de ordem na Guiné-Bissau

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou esta quinta-feira, através do seu porta-voz, à manutenção da ordem institucional e do Estado de Direito na Guiné-Bissa

Em comunicado, Farhan Haq refere que Ban Ki-moon segue "com preocupação" o desenrolar dos acontecimentos, instando "os líderes militares e políticos a resolverem os seus diferendos mediante métodos pacíficos e a manterem a ordem constitucional e o respeito pelo Estado de Direito".
A Guiné-Bissau viveu esta quinta-feira mais um episódio de instabilidade, com o vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas a assumir a chefia dos militares e a mandar deter o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Zamora Induta.

Juntamente com Zamora Induta foram detidos vários oficiais superiores, considerados próximos do CEMGFA, que assumiu a chefia das Forças Armadas após os assassínios, a 1 e 2 de Março de 2009, do general Tagmé Na Waié e do presidente "Nino" Vieira.

O secretário geral das Nações Unidas salientou a importância de o país não pôr em risco o processo de consolidação da paz.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário