quinta-feira, 29 de julho de 2010

Maputo alberga pela segunda vez Jogos da CPLP

A cidade de Maputo alberga, a partir de quinta-feira, a sétima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), treze anos depois de ter organizado já este evento desportivo dedicado a atletas cujo limite de idade é 16 anos.
 
A actual edição representa para o país do Índico o desafio de superar o registo de 500 atletas obtido em 1997, quando acolheu a terceira edição, e alcançar o recorde de 700 participantes pertencente a Angola.
 
As autoridades moçambicanas apostaram numa organização que iguale ou supere os eventos até agora organizados, contando para efeito com a assessoria de países com maior experiência no sector, entre os quais Angola, que disponibilizou quadros para o auxílio, além de ajudar na transportação das delegações de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.
 
Os jogos de Maputo, cuja cerimónia de abertura acontece no estádio de Maxaquene, reúnem desportistas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Brasil, Portugal e Timor-Leste.
 
Com uma área de 801. 590 quilómetros quadrados e população estimada em 20 milhões e 500 mil habitantes, segundo estimativas de 2007, Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a sul pela África do Sul e a oeste pela Swazilândia e Zimbabwe.
 
Localizado no sudeste do continente, o país tem como principais cidade Maputo, Matola, Rio, Beira e Nampula. O seu clima é tropical. 
 
Além do português, a população tem, entre outras, as línguas regionais ronga, changa e muchope, e professa crenças tradicionais, o cristianismo e o islamismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário