quinta-feira, 22 de julho de 2010

CPLP: Português é ensinado em quase todas as madrassas da Guiné-Bissau

O português está a ser ensinado em quase todas as madrassas da Guiné-Bissau e não há risco de desaparecer, defendeu o professor Tcherno Buaró, que leciona na madrassa do Bairro de Cuntum, nos arredores de Bissau.

“Vejo que o Português está a ser bem ensinado na Guiné-Bissau, penso que não há risco de o Português desaparecer”, afirmou o professor daquela escola islâmica.

“Praticamente todas as madrassas da Guiné-Bissau ensinam a língua portuguesa, porque os professores que lá trabalham foram à escola normal e sabem, conhecem muita coisa”, disse.

“É bom que os alunos saibam, compreendam melhor o Português, porque desta forma saberão mais coisas da ciência e do mundo moderno, ainda que tenham que saber a nossa religião”, salientou Tcherno Buaró.

O professor explicou também que nas madrassas (palavra árabe para designar escola) os alunos não aprendem só religião.

“Muita gente pensa que nós, que ensinamos os meninos e as meninas na e

scola madrassa, só lhes ensinamos coisas da religião, o Corão. Não é só isso”, disse.

“Ensinamos o Corão é verdade, mas também ensinamos muitas outras coisas, como a matemática, a geografia, as ciências do corpo humano, o português, o francês e o inglês”, explicou o professor.

“É claro que ensinamos os alunos tudo sobre a nossa religião, o Islão, mas para nós é muito importante que saibam outras coisas porque a religião é importante, mas é bom que tenham uma boa base”, sublinhou.

“Muitos pais, quando compreenderam aquilo que ensinamos aqui, ou seja, quando souberem que aqui não se ensina apenas a religião, mandam os filhos para as nossas escolas”, concluiu.

A promoção e divulgação da Língua Portuguesa será um dos temas a discutir na VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na sexta feira, em Luanda, Angola.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários:

Enviar um comentário