quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cimeira de Luanda é mais uma oportunidade para a Guiné-Bissau

Bissau - O músico guineense Justino Delgado disse hoje, em Bissau, que a cimeira dos líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar sexta-feira, em Luanda, é mais uma oportunidade para a Guiné-Bissau expor a sua real situação e pedir a solidariedade dos Estados membros.

Justino Delgado, que falava à Angop, referiu que o seu país atravessa um período de crise muito grave, devido aos desentendimentos entre o poder político e os militares, sendo a cimeira de Luanda uma oportunidade para ajudar a reverter esta
situação.

Para o músico, de 46 anos, o evento é também uma ocasião para os líderes da comunidade estabelecerem acordos sobre diversos assuntos de domínio cultural.

Residente actualmente em Bissau, depois de vários anos radicado em Portugal, Justino augura que a cimeira delibere sobre os mecanismos de apoio aos músicos e compositores da CPLP, com vista a incentivá-los a promoverem a organização através da música.

Sobre o actual estado da música nos países da CPLP, reconheceu que a mesma está em constante progressão. "Temos muitos talentos que estão a fazer sucesso pelo mundo. Precisamos é de apoios".

Referindo-se, particularmente, à música angolana, afirmou que a mesma está a ser bem representada por vários intérpretes de renome internacional, tais como Bonga, Waldemar Bastos, Paulo Flores, Yuri da Cunha, entre outros.

Aproveitou a ocasião para anunciar que estará em Angola, a convite da comunidade guineense, para actuar durante as festividades da independência da Guiné-Bissau, no dia 24 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário