terça-feira, 27 de julho de 2010

Jogos da CPLP registam seis edições

Luanda - Dando corpo a um dos principais instrumentos de cooperação no domínio do desporto entre os países de língua portuguesa, os jogos desta comunidade (CPLP) foram instituídos a 20 de Janeiro de 1990 em Lisboa, sendo o documento rubricado por representantes de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Brasil e Portugal.

Nos termos dos regulamentos do evento, não há países vencedores, pelo que prevalece o convívio desportivo entre os participantes, o respeito às regras e o “fair play”, entre atletas cuja idade não ultrapassa os 16 anos, uma faixa etária propensa a influências, quer seja positivas ou negativas.

A primeira edição dos jogos foi disputada em Setembro de 1992, em Portugal, com a participação de 500 atletas, incluindo os anfitriões, de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil.

A Guiné-Bissau albergou em 1995 os segundos jogos, nos quais estiveram 300 participantes dos sete países acima referenciados.

Sem alteração no número de países membros, a terceira edição teve lugar em Moçambique, em 1997, com 500 participantes que competiram nas modalidades de futebol, atletismo, basquetebol e ténis de campo.

Depois da terceira edição, a competição conheceu um interregno por questões de vária ordem, tendo a quarta edição se tornado realidade apenas em 2002, na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

Os jogos de Cabo Verde foram marcados pela ausência de uma das principais potências do futebol a nível da organização, o Brasil.

Em 2005 foi a vez de Angola albergar a maior manifestação desportiva da CPLP, num evento que pela primeira vez contou com a participação de Timor-Leste, na condição de observador.

Na prova de Luanda estiveram 700 atletas nas modalidades de futebol, andebol, basquetebol, atletismo, voleibol, ténis e desporto adaptado, sendo está última indicada pela primeira vez na história da competição.

Três anos depois, o Brasil acolheu a competição. A sexta edição dos Jogos da CPLP, ocorrida no Rio de Janeiro, reuniu 600 desportistas dos oito países, uma vez que Timor-Leste esteve novamente presente.

Os concorrentes evoluíram nas modalidades de basquetebol, futebol, andebol, ténis, voleibol e atletismo para portadores de deficiência.

Depois de já ter albergado a edição de 1997, Moçambique volta a organizar, a partir de quinta-feira (dia 29) o sétimo evento que fará disputar o futebol, basquetebol, andebol, ténis de campo, voleibol de praia e desporto adaptado.

Sem comentários:

Enviar um comentário