domingo, 18 de julho de 2010

Cimeira de Luanda constitui oportunidade para demonstração dos progressos da paz - George Chicoty


Maputo – A realização em Luanda da VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a decorrer sob o lema “solidariedade na diversidade” será uma oportunidade para este país demonstrar os progressos alcançados desde que conquistou a paz, disse à Angop, em Maputo, George Chicoty, Secretário de Estado angolano para as Relações Exteriores.

“A paz que Angola alcançou foi o resultado do trabalho de todos os países da CPLP e durante anos o país tem vindo a implementar o seu programa de reconstrução Nacional. Neste âmbito, vai ser uma oportunidade não apenas de mostrar o que já fez, mas também o seu plano de acção durante a presidência que vai assumir”, afirmou.

Para Georges Chicoty, a escolha do tema da cimeira “enquadra-se perfeitamente” nos objectivos desta instituição lusófona, por ser uma organização composta de muitos países e todos com preocupações, umas convergentes e outras divergentes que, Angola, durante a sua presidência, quererá uma maior aproximação.

A VIII Cimeira da CPLP a ter lugar a 23 do corrente mês, será antecedida de uma reunião de Conselho de Ministros da comunidade que vai discutir entre outros temas, a politica da difusão da língua, a situação na Guiné-Bissau e a possibilidades da Guiné Equatorial passar de membro observador à membro de pleno direito .

De notar que a Guiné Equatorial foi admitida como observador em 2006, na VI Cimeira, que teve lugar na Guiné-Bissau, a par das Ilhas Maurícias, tendo o Senegal dado semelhante passo em 2008, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário