sexta-feira, 9 de julho de 2010

Censos de Março de 2009 foi divulgado hoje na capital guineense (Guiné-Bissau tem população de milhão e meio de pessoas)

Na antiga colónia portuguesa há 702 826 homens e 746 404 mulheres

A população residente na Guiné-Bissau é de 1 499 230 pessoas, segundo os resultados definitivos do 3º Recenseamento Geral da População e Habitação divulgados hoje, em Bissau.

É no Sector Autónomo de Bissau e nas regiões de Gabu, Bafatá e Oio que se concentra a maior parte da população do país, indica também o estudo, realizado entre 15 e 29 de Março de 2009.
"São estas estatísticas que nos vão permitir depois elaborar as nossas políticas. Sem uma base de dados fiável não podemos elaborar boas políticas", afirmou a ministra da Economia guineense, Helena Embaló.

"Era para nós fundamental, não só a actualização de todos os dados relativos ao recenseamento da população, como também saber outros critérios, como número de mulheres e homens, idades", disse.

Porque, segundo a ministra da Economia, só assim se podem fazer programas eficazes, dando como exemplo os de vacinação para crianças.

"Se quisermos fazer um programa de vacinação para crianças de determinada idade sabemos quantas existem", explicou.

O recenseamento geral da população guineense não se realizava há mais de 18 anos.
Hoje também foi lançado o inquérito ligeiro para avaliação da pobreza, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O programa tem como objectivo traçar o perfil, o mais fiel possível do grau de pobreza e das áreas onde as dificuldades mais se fazem sentir, assim como identificar as camadas da população mais susceptíveis de serem afectadas pela pobreza.

Para a coordenadora residente do PNUD em Bissau, Giuseppina Mazza, a "disponibilidade de informações e dados credíveis sobre a situação social e económica do País é crucial para a orientação da decisão política de intervenções chave suscetíveis de responderem às necessidades e prioridades das populações".

Sem comentários:

Enviar um comentário