segunda-feira, 19 de julho de 2010

Acordo Ortográfico pode facilitar mercado do livro



Brasília (Do enviado especial) – O facto de o Acordo Ortográfico vir a incidir, principalmente, na escrita pode facilitar o mercado de publicação do livro no espaço lusófono, considerou hoje, em Brasília a docente universitária brasileira Celma Pantoja.
De acordo com a professora de História de África, da Universidade de Brasília, a peculiaridade da língua falada vai manter-se, enquanto a introdução de algumas normas no papel vai facilitar, por exemplo, a divulgação (e compreensão) de livros didácticos e obras literárias.
Em entrevista a jornalistas angolanos destacados na capital brasileira, a académica afirmou que se trata de uma vantagem e facilidade de divulgação do saber no espaço lusófono, à margem das razões políticas ou de estado.
Angola, que ainda não ratificou o Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, alberga no dia 23 de Julho a VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que também integra Portugal, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
No encontro a presidência da CPLP passará de Portugal para Angola e serão abordados, além do Acordo Ortográfico, o Estatuto do Cidadão Lusófono e a Livre Circulação de Pessoas e Bens.
O evento já ocorreu em Lisboa, Portugal (16-17 de Junho de 1996), Praia, Cabo Verde (16-17 de Julho de 1998), Maputo, Moçambique (16-17 de Julho de 2000), Brasília, Brasil (31de Julho a 1 de Agosto de 2002), São Tomé, São Tomé e Príncipe (26-27 de Julho de 2004), Bissau, Guiné Bissau (16-17 de Julho de 2006) e Lisboa, Portugal (25 de Julho de 2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário