terça-feira, 23 de julho de 2013

Responsável timorense em Bissau para estabelecer Agência de Cooperação

Bissau - O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Constâncio Pinto, iniciou hoje (segunda-feira), uma visita de cinco dias à Guiné-Bissau, para estabelecer no país uma agência de cooperação, que ficará até quando "for necessário", noticiou à Lusa.
Constâncio Pinto, reuniu-se hoje (segunda-feira), com o ministro dos Negócios estrangeiros da Guiné-Bissau, Delfim da Silva, afirmando depois aos jornalistas que a visita ao país é no âmbito de uma "missão humanitária", mas também de solidariedade e de agradecimento à Guiné-Bissau pelo apoio a Timor-Leste na luta de libertação.

"Queremos que essa solidariedade seja concretizada não só pelas declarações, mas também por acções concretas", disse o responsável, acrescentando que na comitiva viajaram dois representantes da Agência, que ficarão na Guiné-Bissau para estabelecer a instituição. 

As prioridades de apoio estão em estudo, mas poderão ser as áreas de Educação, Saúde ou Agricultura, disse Constâncio Pinto, acrescentando que a Agência ficará na Guiné-Bissau enquanto "for necessário".
As autoridades de Díli já tinham anunciado que iriam abrir na Guiné-Bissau, uma delegação da Agência de Cooperação de Timor-Leste para dar uma contribuição para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
O actual representante da ONU em Bissau é o também timorense José Ramos-Horta, antigo Presidente do país e prémio Nobel da Paz. 

"Pretendemos lançar a Agência de Cooperação num espírito de solidariedade para com o povo guineense, e queremos trabalhar em conjunto com o governo guineense e ver as prioridades em que Timor-Leste possa contribuir", disse o diplomata timorense.

1 comentário:

  1. Senhor Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros
    Constâncio Pinto
    Excelência

    Muito bonito a fraternidade entre os povos. Exemplo para todo o espaço da lusofonia.
    Como cooperante na area da educação e administração publica em Timor-Leste de 2002 a 2005,estou disponível para dar continuidade à delegação em nome de Timor-Leste ao qual fiquei ligada pelos afetos para sempre. Para outras informações deixo o contato.
    Tel: +351913243458 ou +351962628172
    Atentamente
    Luisa Timóteo

    ResponderEliminar