segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dois polícias cabo-verdianos detidos em Bissau por alegada espionagem

"Estamos a fazer a recolha de informações e os contactos necessários para tomar uma posição definitiva sobre a matéria", comentou o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

Praia - Dois agentes da Polícia Nacional (PN) cabo-verdiana, ligados aos Serviços de Emigração e Fronteiras (SEF), foram detidos pelas autoridades bissau-guineenses por suspeita de espionagem, informou a agência Panapress.

 

A detenção dos dois agentes da PN, que acompanhavam alguns cidadãos bissau-guineenses que residiam ilegalmente em Cabo Verde, terá ocorrido a 9 de julho corrente.

Ela foi confirmada pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), recusando-se, no entanto, a posicionar-se porque "o processo é ainda confuso".

"Não temos todos os elementos que nos permitem pronunciar-nos claramente sobre esta matéria. Estamos a fazer a recolha de informações e os contactos necessários para tomar uma posição definitiva sobre a matéria e solicitar que medidas sejam tomadas no sentido de garantir o respeito escrupuloso dos direitos dos agentes", revelou José Maria Neves.

José Maria Neves garantiu que os dois agentes se deslocaram em missão de serviço normal que tem a ver com o melhor desempenho da PN na área de fronteiras.

"Trata-se de uma deslocação de rotina que os agentes vêm fazendo não só à Guiné-Bissau mas também a outros países", precisou.

Quando confrontado com o facto de as autoridades da Guiné-Bissau terem deixado entender que os agentes estariam em missão de espionagem, Neves disse não querer entrar em pormenores sobre tal acusação, mas recordou que o arquipélago "não tem nenhum serviço de espionagem" e muito menos "interesse em fazer espionagem em nenhum país do mundo".

Sem comentários:

Enviar um comentário