quarta-feira, 10 de julho de 2013

22 jogadores de futebol da Irlanda do Norte visitam a Guiné-Bissau como parte do processo de Reconciliação Nacional

O Coordenador do Grupo Parlamentar Britânico para a Guiné-Bissau, Peter Thompson, confirmou que 22 jovens jogadores de futebol da Irlanda do Norte, a sua terra natal, deslocam-se na próxima semana à Guiné-Bissau como parte do programa “Embaixadores para o Desporto”, uma organização cristã que promove a reconciliação através do futebol. 

Os jovens jogadores de futebol, que cresceram durante o violento conflicto na Irlanda do Norte, que terminou em 2007 com o regresso da Assembleia da Irlanda do Norte, serão, durante três semanas, os anfitriões das várias academias de futebol na Guiné-Bissau para crianças de todas as religiões e etnias.

Thompson afirmou que  esta visita era um gesto de solidariedade da Irlanda do Norte para com a juventude do país: “Quando falamos sobre a situação na Guiné-Bissau, falamos sempre acerca dos líderes políticos, dos militares, da comunidade internacional – mas esquecemo-nos das crianças da Guiné-Bissau que estão hoje a crescer com a esperança e a ambição de uma vida melhor. O futebol é uma linguagem universal e esta visita tem como objectivo mostrar os jovens da Guiné-Bissau que o trabalho de equipa é a solução para um futuro partilhado”.

Este programa é organizado por Robert Cuthbert, que nasceu em Bubaque e cresceu nesta localidade como missionário. Vindos da Irlanda do Norte, missionários protestantes chegaram à Guiné-Bissau nos anos 50, trabalhando secretamente nas ilhas Bijagós, quando as autoridades portuguesas não autorizaram os visas destes missionários, uma vez que pensavam que estes cidadãos britânicos colaboravam com os revolucionários guineenses. Actualmente, a Irlanda do Norte (uma região do Reino Unido) está a partilhar as suas experiências de reconciliação, reforma no sector de segurança e coesão étnica com a Guiné-Bissau, como parte da comissão de reconciliação na Assembleia Nacional, na qual Peter Thompson é membro.

Sem comentários:

Enviar um comentário