quinta-feira, 4 de julho de 2013

Guiné-Bissau regista 144 casos de cólera

Bissau - O caso de cólera que se tem verificado na Guiné-Bissau, nos últimos três meses, já provocou 13 mortos, num total de 144 pessoas afectadas pela doença, na região de Tombali, sectores de Komo e Catio

A informação foi avançada por uma fonte do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que indicou que as povoações de Catungo, Catabam, Ilhéu de Infanda, Komo e sede regional em Catio, são as áreas mais afectadas pelos casos de cólera.

No que respeita às autoridades sanitárias, nenhuma informação foi avançada sobre a doença, que continua a fazer vítimas, na sua maioria crianças.

O ngb apurou que, em termos de infraestruturas sanitárias, a zona não dispõe de condições mínimas para atendimento dos doentes, onde existe falta de água potável e de centros de saúde.Há cerca de um ano que o Ministério da Saúde guineense não declara casos de cólera no país, o que, de acordo com a UNICEF, viola as normas internacionais sobre a matéria.

A 28 de Junho, o Ministro da Saúde, Agostinho Ca, advertiu os populares do Sector de São Domingos, para que se dirijam ao posto médico sempre que se depararem com os sintomas da doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário