terça-feira, 30 de julho de 2013

Timor-Leste disponível para apoiar reforma do setor policial na Guiné-Bissau -- chefe da polícia timorense

Bissau, 29 jul (lusa) - O Comandante Geral da Policia de Timor-Leste, Longuinhos Monteiro, disse hoje em Bissau que está disponível para apoiar a reforma do setor de segurança da Guiné-Bissau, graças à "experiência timorense" naquela área.

Aquele responsável encontra-se em Bissau até sexta-feira para uma visita de trabalho na qualidade de presidente do Comité de Chefes de Polícia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Longuinhos Monteiro foi recebido hoje em audiência pelo antigo Presidente timorense e atual representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta.

A saída do encontro, Longuinhos Monteiro disse aos jornalistas que a experiência da polícia de Timor-Leste, adquirida ao longo de treze anos de existência, poderá apoiar a modernização e reforma do setor na Guiné-Bissau.

"Acredito que a PNTL (Policia Nacional de Timor-Leste) pode ajudar a polícia guineense porque atravessamos as mesmas situações", referiu, numa alusão à independência e constituição dos serviços básicos da estrutura policial.

A visita que hoje se iniciou surgiu devido à amizade estabelecida "ao longo dos anos", acrescentou Longuinhos Monteiros, sublinhando que a agenda de trabalhos não tem como propósito "falar de política".

A cooperação entre as polícias dependerá do que decidirem os governos dos dois países lusófonos, mas o comandante-geral timorense acredita que José Ramos-Horta, enquanto responsável da Uniogbis (gabinete das Nações Unidas para o apoio à consolidação da paz na Guiné-Bissau) também terá uma palavra a dizer.

"Já temos três polícias de Timor-Leste na Uniogbis, oxalá possam ajudar, com o melhor que sabem, a polícia guineense", concluiu.

A longo da semana, Longuinhos Monteiro vai visitar esquadras de polícia e será recebido pelas autoridades guineenses, nomeadamente por Serifo Nhamadjo, Presidente da República de transição, por Rui Duarte de Barros, primeiro-ministro e pelo ministro do Interior.

Visitará ainda Bula, no norte do país, e Buba, no sul da Guiné-Bissau.

MB // PJA

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário