segunda-feira, 15 de julho de 2013

COMUNICADO DE IMPRENSA : UNIÃO EUROPEIA E PNUD PROMOVEM FORMAÇÃO PARA O SECRETARIADO DA CNE

image

No dia 16 de Julho de 2013, pelas 09H00, no Centro de Formação e Informação da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), vai decorrer a cerimónia da abertura do curso de formação em administração eleitoral para a nova equipa do Secretariado Executivo da CNE.


A cerimónia de abertura contará com a participação do Embaixador Joaquín González-Ducay, Chefe da Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau, do Senhor Gana Fofang, Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assim como do Presidente da CNE,
Senhor Augusto Mendes.


Esta formação pretende responder aos desafios da organização das próximas eleições gerais do 24 de Novembro de 2013, nomeadamente na capacitação dos novos membros do Secretariado da CNE, fornecendo ferramentas no domínio da gestão e administração eleitoral, por forma a assegurar a familiarização com o
conceito da abordagem do Ciclo Eleitoral.


Os temas a tratar incluirão o quadro legal, a preparação e a execução das eleições; o recenseamento dos eleitores; a campanha eleitoral; as operações de voto; a verificação, auditoria e avaliação dos resultados.


Depois dessa formação haverá um seminário de 3 dias do Secretariado Executivo da CNE com os seus Chefes
de Departamentos e os Presidentes das Comissões Regionais das Eleições (CRE), para em conjunto abordarem e discutirem experiências e desafios da organização de eleições na Guiné-Bissau.

 
A formação e o subsequente seminário fazem parte das acções iniciais organizadas pelo PNUD e financiadas pela União Europeia, ao abrigo do Projecto de Apoio aos Ciclos Eleitorais 2010-2012 nos PALOP e Timor-Leste (PRO PALOP-TL), em apoio às eleições do 24 de Novembro de 2013.


A União Europeia e o PNUD apoiam firmemente a paz, a democracia e o Estado de Direito na Guiné-Bissau. Neste contexto, a União Europeia e o PNUD apelam às instituições, partidos políticos e cidadãos de Guiné-Bissau para que as próximas eleições gerais decorram num clima de transparência, de liberdade e de tranquilidade.


Bissau, 15 de Julho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário