segunda-feira, 29 de julho de 2013

EXCLUSIVO RADIO BANTABA: JOSE MANUEL FORBES, Ex- Futebolista, Internacional Guineense e antigo avançado do Sporting CP nos anos 80 recebeu homenagem da comunidade Bissau Guineense em Londres no ultimo sabado (27-7-2013).

Foto

" Catio Balde é um perigo para carreira do Bruma, ele foi o meu empresario nos anos 80, alias eu fui primeiro cliente dele, e me prejudicou muito.

Pois o que esta a passar com Bruma hoje, foi exatamente o que aconteceu comigo (transferencia para Boavista).Ter catio Balde como meu empresario, foi pior decisao da minha vida" Palavras do "ZE MANEL FORBES" numa entrevista exclusiva a Radio Bantaba.


Fobres acredita que os responsaveis pela carreira do Bruma devem estar a pensar apenas no retorno financeiro a curto prazo, e em beneficios pessoais e nao no futuro profissional do atleta. Na opiniao do "Ze", sem duvida o certo seria Bruma continuar no Sporting para o seu proprio bem.


E quanto a selecao nacional, o Ex Djurtus lembra com orgunho velhos e bons tempos da selecao sensacao na costa ocidental da Africa na epoca. Lamenta o presente, e cita Cabo Verde como exemplo e modelo a seguir. " Na minha epoca, venciamos Cabo Verde dentro e fora de casa. Nem dava pra comparar! Mas hoje estao a colher fruto de um grande trabalho e investimento do governo local, isto e bom".


O Ex Djurtus aproveitou a oportunidade, e fez desabafo em nome dos antigos colegas que defenderam as cores nacionais.


" Hoje e' triste ver grandes nomes do nosso futebol, como Ciro, Armando Manhissa e muitos outros num estado de abandono total, sem reconhecimento, enquanto outros que nuncam representarem a selecao nacional como Yannick Djalo, a receber homegem e reconhecimento do Governo Guineense...lamentavel, triste, vergonhoso "

1 comentário:

  1. Quero, antes de tudo, enviar os meus cordiais cumprimentos ao meu amigo Zé-Manel esperando que tudo lhe corra bem na vida futura.
    Sem ânimo de alimentar mais polêmicas, queria aconselhar-lhe que, a estas alturas do processo Bruma, fazer um depoimento deste género e a propósito só vem complicar ainda mais o futuro de quem achamos - por ser Conterrâneo nosso - estar a defender.

    Aliás as roupas sujas devem ser tratadas em casa (lavandarias aparte se as finanças assim o permitirem) e eu tenho a plena certeza de que tu e o Catió, apesar do que aconteceu, são amigos e que por isso poderiam ter sanado este pendente noutro fórum que não este público com consequências adversas imprevisíveis.

    Eu, todos e o próprio Catio estamos de acordo em que o Bruma, até por uma questão moral, ética de educação base ( quem te criou ), deveria permanecer no Sporting tanto mais não seja para adquirir uma certa maturidade como jogador mas também observando certas premissas.
    Eu tenho um filho que depois dos 18 anos viu o seu direito reconhecido e quando começou a trabalhar começou a achar exigir o tipo de prato pretendido à Mãe e todos sabemos que se lhe negarmos terminantemente a vontade qualquer dia passará a gastar dinheiro fora de casa!!!! Com esta metáfora quero aqui dizer que a melhor solução para este caso é o Sporting encetar um diálogo abrangente sério onde todos os elementos são tão importantes como peças dum puzzle.
    Sem prejuízo de ninguém vamos supor que o Bruma é um omelete já feito. Não podemos esquecer da pessoa que conseguiu os ovos (sendo ele comunista ou chinês) que é o Catio.

    E o mais normal nestas circunstância é o facto de todos estarem a pensar no vil material o que é bastante natural e a ambição sempre fez parte da natureza humana.
    Por isso o Sporting deve pautar (fazendo papel de Pai) primar pelo diálogo e respeito pelas partes intervenientes a procura de consensos.
    Por mim a solução passa pelo melhoramento do salário do Bruma na justa medida do seu valor ainda que assim o Sporting está e tem todo o direito de reaver (por cláusula) todo o investimento feito na formação do jogador.
    Até ao desfecho deve prevalecer a cordura, inteligência e confiança mútua acreditando que, apesar dos erros cometidos por ambas as partes, pode-se chegar a um final feliz onde todos veremos o Bruma a brilhar nos palcos de futebol da panorama mundial.

    Até lá vamos todos esquecer os fantasmas do passado e sabermos perdoar-nos uns aos outros......sobretudo se termos em conta que naquelas alturas tínhamos todos menos 30 anos.

    Bem hajam a todos.................

    ResponderEliminar