quarta-feira, 17 de julho de 2013

BOAD desbloqueia quase 500 milhões ao longo de 5 anos para a Guiné-Bissau

O BOAD - Banco de Desenvolvimento da África Ocidental anunciou um empréstimo à Guiné-Bissau de 476 milhões de dólares (cerca de 371,4 milhões de euros) ao longo dos próximos cinco anos. O anúncio foi feito pelo diretor de Desenvolvimento Rural e das Infraestruturas da instituição, Modibo Koné.


Adiantou que o esforço de investimento do BOAD na Guiné-Bissau deve concentrar-se nos setores chave da energia, dos transportes e da criação de emprego para os jovens.


Fontes financeiras citadas pela comunicação social indicaram, na mesma ocasião, que os empréstimos de 240 mil milhões de francos CFA poderão ascender aos 800 mil milhões de francos CFA (cerca de 1200 milhões de euros) se o país vier a criar um ambiente propício ao crescimento do setor privado.

Koné, sublinhou num evento onde se comemoravam os 40 anos da instituição financeira que "é necessário criar o ambiente para os agentes económicos (se integrarem nos sectores formais)".

O ministro guineense da Economia e da Integração Regional, Soares Sambu, disse que "a ajuda do BOAD é decisiva para o desenvolvimento sócio-económico da Guiné-Bissau."

Entretanto, o Africa Finance Corporation e o BOAD formalizaram um acordo visando a promoção do desenvolvimento de infraestruturas nos vários países da África ocidental. O objetivo é facilitar o investimento direto ou o cofinanciamento em projetos de infraestruturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário