segunda-feira, 15 de julho de 2013

Presidente de Cabo Verde em Portugal para funeral de Bana

"Há um ano, a meu lado, via-lhe e sentia as lágrimas fartas de um homem e de uma alma plenos de autenticidade. Foi-se o nosso Bana?! Não, fica eternamente connosco”, escreveu Jorge Carlos Fonseca numa rede social.

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, está em Portugal para acompanhar as cerimónias fúnebres do músico Adriano Gonçalves, mais conhecido por Bana.


A missa de corpo presente está marcada para esta segunda-feira, na Igreja da Sagrada Família, em Benfica, e o funeral segue às 14h15 para o cemitério do Alto de São João.


Bana morreu na sexta-feira à noite, aos 81 anos. Nascido a 11 de Março de 1932, foi um dos nomes que mais ajudou a projectar a música de Cabo Verde no mundo, tendo gravado mais de meia centena de discos ao longo da sua carreira, iniciada em 1942, com apenas dez anos.


Na reacção à sua morte, Jorge Carlos Fonseca afirmou tratar-se de “uma voz ímpar”, que ficará "sempre" na memória de todos.
“Voz que faz ecoar ‘Eternidade’, ‘Nossa Senhora de Fátima’, ‘Lua nha testemunha’, ‘Na caminhe de Maderalzim’, ‘Traiçoeira de Dakar’, ‘Lora’... Bana continua, pois, entre nós, sempre. Sempre grande, um dos grandes", escreveu o chefe de Estado cabo-verdiano na sua página no Facebook.


"Há um ano, a meu lado, via-lhe e sentia-lhe as lágrimas fartas de um homem e de uma alma plenos de autenticidade. Ainda cantou uma morna. E continuou com as lágrimas. Foi-se o nosso Bana?! Não, fica eternamente connosco. A nossa solidariedade e a nossa partilha de dor com os familiares e os amigos", concluiu.


Bana, de nome Adriano Gonçalves, faleceu no Hospital de Loures, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

Sem comentários:

Enviar um comentário