quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cidadão chinês detido em Gabu, por alegado envolvimento sexual com menor

Bissau – Um indivíduo de nacionalidade chinesa foi detido há uma semana pelo delegado do Ministério Público Domingos Nancassa, na cidade de Gabu, leste da Guiné-Bissau.

A informação foi avançada por uma fonte da delegação do Governo de transição, que se deslocou a Gabu esta quarta-feira, 17 de Julho, para obter ou negociar a libertação.


De acordo com a fonte, em causa está o alegado envolvimento sexual do detido, que se encontrava na região no âmbito da cooperação chinesa na área da agricultura, com uma menor de 12 anos de idade.


Depois do encontro em Gabu com a delegação recomendada pelo ministro da Agricultura, Nicolau Mendes, a pedido do primeiro-ministro, Rui Barros, o grupo, chefiado pela secretária de Segurança Alimentar, Blone Nhama Nhasse, foi repelido pelo delegado encarregue do processo na audiência que tiveram na região.


«Estão dispensados a abandonar a sala, deixem-nos fazer o nosso trabalho, nós somos um poder independente, vocês podem sair daqui», disse o delegado.


Após o encontro frustrado, o cidadão chinês foi de novo conduzido à cela, onde, segundo a justiça de Gabu, deve aguardar um eventual julgamento.


A tentativa de mediar a libertação do chinês está relacionada com as eventuais boas relações entre o Governo de transição e a China. Esta quinta-feira, 18 de Julho, o Executivo de transição atribuiu a medalha de condecoração ao embaixador da China na Guiné-Bissau, que terminou a sua missão no país.


Sobre o assunto, soube-se que o processo está a ter a pressão de um militar afecto a um membro da família da menor que alega ter sido violado pelo chinês.

Sem comentários:

Enviar um comentário