terça-feira, 30 de julho de 2013

Cabo Verde envia embaixador a Bissau

Para negociar a libertação dos dois agentes detidos

Praia - O Primeiro-ministro, José Maria Neves, informou, esta segunda-feira, 29 de Julho, que o seu Governo enviou o embaixador Francisco Veiga a Bissau, para tentar conseguir a libertação dos dois agentes cabo-verdianos detidos naquele país desde 12 de Julho.

Francisco Veiga, embaixador de Cabo Verde para a Guiné-Bissau e Senegal, com residência em Dakar, iniciou os contactos com as autoridades guineenses mas os pormenores e os resultados desses encontros ainda não foram revelados.


José Maria Neves pediu «paciência» aos cabo-verdianos, mostrando-se, ao mesmo tempo, optimista, uma vez que o «problema complexo» será resolvido. O Primeiro-ministro afiançou que o seu Governo está a trabalhar em várias frentes.


«Há questões que não podem ser resolvidas ao ritmo que desejamos, tendo em conta um conjunto de equívocos que têm que ser removidos», declarou o chefe do Governo cabo-verdiano.


José Maria Neves acrescentou ainda que as autoridades cabo-verdianas têm estado em permanente contacto com os dois agentes, com as autoridades guineenses e com os organismos internacionais, com vista à resolução da situação, da melhor forma possível.


Por outro lado, o Primeiro-ministro pediu aos cabo-verdianos que evitem qualquer atitude que possa conduzir ou induzir actos de vingança contra os guineenses residentes em Cabo Verde, pois ressalvou que os dois povos são irmãos e o arquipélago cabo-verdiano tem uma dívida para com a Guiné-Bissau, que vem da luta pela independência dos dois países.


Mário Lúcio de Barros e Júlio Gomes Tavares, dois agentes da Direcção de Migração e Fronteiras, foram detidos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, a 12 de Julho, quando já se encontravam na sala de embarque para Cabo Verde, depois de terem realizado uma missão de escolta à cidadã guineense Enide Tavares Soares da Gama, expulsa do país depois de ter cumprido metade de uma pena por tráfico de droga.

Sem comentários:

Enviar um comentário