sábado, 20 de julho de 2013

VIII Congresso do PAIGC realiza-se em Agosto

Bissau - O VIII Congresso Ordinário do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) realiza-se na primeira quinzena de Agosto, depois da data do encontro já ter sido adiada várias vezes.

A informação foi avançada por uma fonte desta formação política da Guiné-Bissau. De acordo com a fonte, o encontro de Cacheu foi agendado para esta data tendo em conta o aproximar das eleições gerais, previstas para o próximo 24 de Novembro.


Entretanto, o Colectivo de Apoio à Candidatura de Domingos Simões Pereira à Presidência do PAIGC anunciou no passado 19 de Junho, em conferência de imprensa, que não chegara a um acordo com a comissão dos veteranos do partido, que defende que a presidência do partido seja assegurada por Carlos Correia, sendo o nome do candidato a primeiro-ministro indigitado depois do resultado das eleições internas do Congresso.


O grupo de apoiantes de Domingos Simões Pereira recorda que o seu candidato tinha manifestado no passado Abril a preocupação sobre os riscos de grandes rupturas internas do partido, tendo chamado atenção relativamente ao respeito absoluto dos princípios democráticos, salvaguarda das reformas necessárias para a modernização do aparelho partidário do PAIGC.


Neste sentido, sublinha ainda o grupo, a pertinência da conformidade com o sistema político definido pela constituição da Guiné-Bissau.


O Colectivo de Apoio à Candidatura de Domingos Simões Pereira à Presidência do PAIGC reitera ainda a sua posição, afirmando que Simões Pereira vai prosseguir com a sua candidatura à liderança do partido e que está aberto ao diálogo com todas as sensibilidades e correntes internas da formação política.


Praticamente concorrem à liderança do PAIGC Domingos Simões Pereira e Braima Camara, visto que alguns outros candidatos já anunciaram a sua desistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário