quarta-feira, 31 de julho de 2013

Libertados os dois polícias cabo-verdianos que estavam detidos na Guiné-Bissau

Os dois polícias cabo-verdianos que estavam detidos na Guiné-Bissau foram hoje libertados pelas 18:15 das instalações da Polícia Judiciária na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria.

De acordo com Franklin Vieira, um dos dois advogados guineenses que assistiram os agentes cabo-verdianos, a libertação foi decidida pelo Ministério Publico que mandou arquivar o processo provisoriamente.

"O processo está provisoriamente arquivado e se, até oito dias, não houver nenhuma contestação" o arquivamento passa a definitivo, referiu Franklin Vieira no local, acrescentando que os dois seguem para Cabo Verde nos próximos dias.

A decisão do regresso dos dois agentes estará agora nas mãos do embaixador de Cabo Verde para a Guiné-Bissau, mas com residência no Senegal.

Francisco da Veiga viajou de propósito a Bissau para resolver o caso dos dois agentes e foi ele quem os conduziu, na sua viatura, depois de saírem das celas da Policia Judiciaria em Bissau.

No local, o diplomata não quis prestar declarações.

"Estamos satisfeitos. Mais vale tarde de que nunca", referiu o advogado guineense Franklin Vieira, segundo o qual os dois agentes cabo-verdianos foram tratados na prisão onde estavam desde o passado dia 12 deste mês.

Os dois agentes foram impedidos de sair do país depois de uma missão de escolta de uma cidadã guineense à qual foi aplicada uma pena acessória de expulsão de Cabo Verde - missão que as autoridades de Bissau disseram desconhecer e cujos contornos consideraram ter violado as normas de extradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário