segunda-feira, 15 de julho de 2013

Morreu Bana, o "Rei da Morna"

O cantor cabo-verdiano Bana, conhecido como o "Rei da Morna", faleceu, este sábado de madrugada, no Hospital de Loures, vítima de doença prolongada. O funeral realiza-se na segunda-feira.

Morreu Bana, o "Rei da Morna"
Filha de Bana, Maria Luz, ao lado do pai numa Festa de Homenagem ao cantor no Teatro São Luiz (2010)

O funeral do músico cabo-verdiano Bana vai realizar-se na segunda-feira, em Lisboa, informou a embaixada de Cabo Verde.

Em comunicado, a representação diplomática de Cabo Verde em Lisboa manifesta "grande pesar" pela morte de Bana, aos 81 anos, e informa que o velório se vai realizar no domingo, a partir das 13.00 horas, na Igreja da Sagrada Família, em Benfica, onde decorrerá, no dia seguinte, à mesma hora, a missa de corpo presente.

O funeral sairá na segunda-feira, às 14.15 horas, em direção ao Cemitério do Alto de São de São João, "onde o corpo será cremado, segundo o desejo manifestado [por Bana] em vida", informa a nota da embaixada.

A família expressou o desejo de sepultar em Portugal o "Rei da Morna", como Bana era conhecido.

Bana, de nome completo Adriano Gonçalves foi um dos nomes que mais ajudou a projetar a música de Cabo Verde no mundo, desempenhando um papel fundamental como agente da cultura do arquipélago.

Bana nasceu em 11 de março de 1932, no Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Gravou mais de meia centena de discos, ao longo da sua carreira, iniciada em 1942, com apenas dez anos, nas ruas e cafés da cidade que o viu nascer.

Sem comentários:

Enviar um comentário