sábado, 27 de julho de 2013

Ministra Cabo Verdiana critica jornalistas por “informações não confirmadas” sobre polícias presos em Bissau

Em conferência de imprensa proferida na manhã de  (26), para fazer a apresentação do Estudo sobre violência e criminalidade, a ministra da Administração Interna teceu fortes críticas à comunicação social pela forma como esta, na sua opinião, tem vindo a tratar o caso dos agentes da Polícia Nacional detidos na Guiné-Bissau.

É que segundo Marisa Morais, os jornalistas cabo-verdianos têm emitido informações “sem confirmações quanto à verdade sobre o caso dos polícias presos na Guiné-Bissau”, porém não avançou mais informações sobre o caso, demostrando o seu descontentamento em relação ao trabalho da comunicação social.

“Os jornalistas só sabem criticar o trabalho dos outros. Eu também sou uma pessoa crítica. Há notícias que convém confirmar antes e são tão fáceis de serem confirmadas. O disparate não me merece qualquer comentário a não ser esse”, apontou a governante.

Apesar das críticas, Marisa Morais revelou, pela primeira vez, que a pessoa expulsa de Cabo Verde para a Guiné-Bissau é Enide Gama, mas nada adiantou sobre o desenrolar deste processo que conduziu à detenção e posterior prisão dos dois agentes da Polícia Nacional que a acompanharam na deportação.

Recorde-se que nesta quarta-feira (24), o representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Ramos Horta, alertou para os problemas de saúde de um deles e lançou um apelo para que, do ponto de vista humanitário, se preste atenção “a um dos agentes, que, aparentemente, sofre de epilepsia”.

Ramos Horta continua, entretanto, confiante numa solução para o problema, depois de contactos mantidos com o Presidente guineense, Serifo Nhamadjo, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Fernando Delfim da Silva.

“O Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros querem resolver o caso porque Cabo Verde, ao fim ao cabo, é um país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um país amigo, histórico”, sublinhou.

Segundo Ramos Horta, o desfecho deverá ser alcançado “com calma”, com uma solução que respeite “as leis da Guiné-Bissau” para resolver este caso que tem uma dimensão humanitária”, defendeu, sublinhando que “cabe às autoridades encontrar uma saída”.

Segundo informações avançadas pela Agência de Notícias da Guiné-Bissau, citadas pela Inforpress, o procurador-geral da República, Abdú Mané, quando questionado, quarta-feira, 24, à saída de uma audiência com José Ramos Horta, se os detidos vão ser julgados no Tribunal Militar, limitou-se a afirmar: “ o processo está no segredo da justiça”.

Contudo, os advogados dos dois polícias, não confirmam nenhuma informação oficial sobre o julgamento dos mesmos por um Tribunal Militar. Em entrevista à Rádio Morabeza, a advogada Salomé dos Santos recordou que, para isso, “eles têm que notificar os advogados através de um despacho em termos de conhecimento do crime que estão a ser acusados”.

“Nós não temos nenhuma notificação neste sentido e não fomos notificados com nenhuma informação oficial até hoje”, explicou.

Os dois agentes do Departamento de Estrangeiros e Fronteiras Mário Lúcio de Barros e Júlio Gomes Tavares foram detidos no Aeroporto de Bissau no dia 12 de Julho, quando já se encontravam na sala de embarque para Cabo Verde, depois de terem realizado uma missão de uma cidadã guineense expulsa do país, depois de cumprir metade de uma pena por tráfico de droga.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário