quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cinema : Filmes de João Viana realizados na Guiné estreiam hoje

A longa e a curta metragens que o realizador João Viana rodou na Guiné Bissau, premiadas no festival de cinema de Berlim, chegam hoje às salas de cinema em Portugal.

Filmes de João Viana realizados na Guiné estreiam hoje

A longa-metragem "A batalha de Tabatô", que teve antestreia em abril, no festival IndieLisboa, vai ser exibida em duas salas, uma em Lisboa e outra no Porto. Em comunicado, a produtora e distribuidora Papaveronoir anunciou que o filme será, paralelamente, exibido nos cine-teatros de todas as capitais de distrito.

Já a curta-metragem "Tabatô" integra, no mesmo dia, a competição nacional da 21.ª edição do Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde.

Longa e curta metragens tiveram estreia mundial na Berlinale, festival de cinema de Berlim, em fevereiro, tendo sido galardoadas, respetivamente, com a Menção Especial do Júri para o Melhor Primeiro Filme e com o DAAD Short Film Award.

João Viana, que nunca tinha estado na Guiné-Bissau, viajou para Tabatô, uma aldeia de músicos mandingas na Guiné-Bissau, e veio de lá com dois filmes.

Em entrevista à Lusa, quando o filme passou no IndieLisboa, o realizador contou que, a princípio, a aldeia de Tabatô não o surpreendeu -- "as tabancas pareciam todas iguais" e "não via a riqueza" da floresta.

Foi "preciso peneirar a realidade" e "limpar o olhar ocidental", confessou, classificando o resultado como "um filme de descolonização mental".

"Da mesma maneira que nós temos um olhar viciado para com eles -- olhamos sempre de cima do cavalo, estamos com o olhar sujo, eles também nos olham de baixo para cima", comparou. O "nivelamento" de olhares "demorou alguns anos", mas funcionou e João Viana espera que os espetadores também saiam do filme "com o olhar limpo".

O músico Mamadu Baio (Idrissa), um dos protagonistas do filme, está em Portugal, com a banda Supercamarimba, para acompanhar a promoção do filme, com concertos agendados para Lisboa (no sábado, no Espaço Nimas, com entrada gratuita, e a 01 de agosto, na discoteca B-Leza).

"A batalha de Tabatô" deverá estrear-se também no circuito francês, no final de agosto. Bélgica e Alemanha são outras das paragens previstas para a longa-metragem, que João Viana quer levar também à Guiné-Bissau.

Nascido em Angola, em 1966, João Viana é autor das curtas "Alfama", que competiu em Clermont-Ferrand, e "A Piscina", selecionada para Veneza, além do vídeo "A verdade inventada", sobre Manoel de Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário