terça-feira, 16 de julho de 2013

CEDEAO Primeiro-ministro de Cabo Verde vai participar em cimeira africana

O primeiro-ministro de Cabo Verde vai participar na Cimeira da CEDEAO na Nigéria, enquanto o chefe da diplomacia cabo-verdiana vai representar o arquipélago no Conselho de Ministros da CPLP, em Moçambique, disseram hoje à Lusa fontes oficiais.

Primeiro-ministro de Cabo Verde vai participar em cimeira africana

Fonte governamental indicou que José Maria Neves participa, quarta e quinta-feira, na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em que serão analisadas as crises político-militares na Guiné-Bissau e Mali, bem como a nova estrutura da organização.

Nos debates entre os responsáveis dos 15 países da organização oeste-africana, acrescentou a fonte, será também a analisada a questão da integração económica na sub-região, bem como a reestruturação da Comissão da CEDEAO, que será alargada dos atuais sete para 15 comissários.

A fonte adiantou que Cabo Verde vai indicar um comissário, que não nomeou, para integrar a Comissão da CEDEAO, cujo alargamento foi proposto pelo Governo cabo-verdiano, de forma a garantir a representação no órgão de todos os países membros.

Cabo Verde tem participado nas reuniões da CEDEAO com maior ênfase a partir de 2001, tendo como estratégia a integração competitiva do país na sub-região oeste-africana.

Por outro lado, pretende também "ancorar" a economia em África, estratégia que o Governo considera "fundamental" para o processo de transformação do arquipélago num centro internacional de prestação de serviços e num "Gateway to Africa".

À margem da Cimeira, acrescentou a fonte, José Maria Neves manterá vários contactos ao mais alto nível para garantir uma melhor inserção de Cabo Verde na economia africana e na economia global.

A CEDEAO - Cabo Verde, Guiné-Bissau, Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo - é liderada pelo presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, e a atual Comissão é chefiada pelo burquinabé Kadré Désiré Ouedraogo.

Por seu lado, o ministro das Relações Exteriores (MIREX) cabo-verdiano, Jorge Borges, desloca-se a Maputo na qualidade de chefe da delegação de Cabo Verde à XVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrerá quinta-feira na capital moçambicana.

Fonte do Ministério disse à Lusa que Jorge Borges é acompanhado pela embaixadora de Cabo Verde em Lisboa, Madalena Neves, e pelo diretor nacional dos Assuntos Políticos e Cooperação, Fernando Wahnon.

A CPLP integra oito países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Sem comentários:

Enviar um comentário