terça-feira, 16 de julho de 2013

ONU garante apoio material e técnico às eleições na Guiné-Bissau

A ONU garante o apoio material e técnico às eleições da Guiné-Bissau, que é quase "uma responsabilidade moral", mas espera das autoridades de Bissau uma decisão rápida sobre o sistema de recenseamento.

A garantia foi deixada hoje em Bissau por Akinyemi Adegbola, chefe de uma missão técnica das Nações Unidas que esteve no país durante quase duas semanas para fazer um diagnóstico das necessidades e capacidades da Guiné-Bissau para as eleições gerais (presidenciais e legislativas) marcadas para 24 de novembro.

Em conferência de imprensa de balanço da missão, Akinyemi Adegbola referiu que a ONU acompanha as "crises recorrentes" da Guiné-Bissau há mais de uma década e tem a obrigação de apoiar o processo eleitoral, que faz parte do atual processo de transição (na sequência de um golpe de Estado em abril de 2012).

O apoio será técnico mas também financeiro, no caso em parceria com países ou outras organizações internacionais, disse o responsável, que não se referiu a valores porque é necessário ainda que seja definido o tipo de recenseamento (se manual se biométrico) e outros fatores como o número de mesas de voto ou de colaboradores necessários.

Para Akinyemi Adegbola, discutir agora se é possível realizar eleições a 24 de novembro não é questão que se ponha, porque é a data marcada e é com base nela que se está a trabalhar, e quanto ao tipo de recenseamento devem de ser os partidos "a tomarem uma decisão o mais rápido possível".

No final da missão o responsável da ONU deixou garantias de que ficou com a certeza de que há vontade da comunidade internacional "em ver a transição bem sucedida", disse que apoios concretos serão decididos depois da apresentação do relatório da missão, e pediu às autoridades da Guiné-Bissau "um orçamento realista e credível".

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau já disse que precisa de 5,6 milhões de euros para o seu funcionamento, sem contar com o recenseamento eleitoral.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário