sábado, 3 de julho de 2010

Portugal dá um milhão de preservativos para ajudar no combate à SIDA

Bissau - A cooperação portuguesa entregou hoje (sexta-feira) ao Secretariado Nacional de Luta à Sida na Guiné-Bissau um milhão de preservativos para ajudar a prevenir a doença, que atinge pelo menos sete porcento da população do país.


"É com prazer especial que a cooperação portuguesa entrega aqui mais um milhão de preservativos. Já é o terceiro donativo deste género que se entrega nos últimos anos, e que corresponde a uma preocupação das autoridades guineenses relativamente ao combate do VIH", afirmou o adido da cooperação de Portugal, Guilherme Zeverino.


Segundo o adido português, no quadro do próximo programa indicativo de cooperação 2011-2013, a área da saúde terá uma prioridade especial e nesse quadro haverá uma série de atividades que serão executadas e o apoio ao Secretariado Nacional de Luta à Sida será uma das actividades a destacar".


O secretário executivo do Secretariado Nacional de Luta à Sida, João José Monteiro, considerou que o donativo é mais um "acto de pódio" da cooperação portuguesa na Guiné-Bissau.


Em 2008, Portugal entregou 1,5 milhões de preservativos e, em 2009, um milhão.

1 comentário:

  1. São muito bem vindos, uma vez que a taxa de prevalescencia é muito alta e faltam preservativos em Bissau. No entanto, temos aprox. 1,5 milhões de habitantes. Digamos que 500 mil (tsc) sejam sexualmente ativos...daí dá para cada um fazer sexo seguro 2 vezes, certo? C'est grave....

    ResponderEliminar